sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A importância da arte para as ruas

Graffite e pichação

 O nome “grafite” tem origem no italiano “graffito”, palavra usada para designar os desenhos de épocas remotas, feitos em paredes. “Graffite”, por sua vez, é o plural de “graffito” e serve para designar os desenhos elaborados ao ar livre em geral.

Ao contrário da pichação, o grafite é baseado em desenhos. Todas as letras e figuras utilizadas nas pinturas são pensadas, elaboradas, desenhadas e coloridas cuidadosamente, para que representem aquilo que o artista quer mostrar. 
Algumas pessoas, porém, parecem não perceber a diferença entre os dois estilos de arte. É o caso da Lei 9.605, sancionada em 1998, que criminaliza pichação e grafite. A principal diferença entre os dois estilos de arte é que o grafite é baseado em figuras, enquanto a pichação é baseada em letras.
As duas artes, contudo, têm um contexto social parecido. Elas visam intervir na paisagem urbana, fazendo com que a população reflita sobre o que está sendo representado ali. Apesar de andarem sempre às margens da sociedade, o caminho dessas duas artes se diferenciou nos últimos anos. Enquanto a pichação continua sendo discriminada, o grafite brasileiro ganha cada vez mais espaço, inclusive fora do país, onde nossos artistas são chamados para montarem diversas exposições. Hoje, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor.




No Brasil o circo teve início com a vinda de companhias da Europa. Os artistas apresentavam-se em praças públicas através de interpretações teatrais, porém, realizavam este tipo de arte para despertar a consciência mútua, objetivo em comum que acontece até hoje nas apresentações circenses em todo país. 


Liberdade de expressão

A liberdade de expressão, tão pregada em jornais e revistas, é respeitada em praticamente todos os países do mundo. Todo cidadão é livre para expressar suas ideias, suas opiniões e, consequentemente, sua arte. O espaço público, por sua vez, existe para que as pessoas o utilizem da forma como acharem melhor, desde que não o prejudiquem.
De que maneira um artista poderia prejudicar a cidade? Ao som de suas músicas? Em suas apresentações teatrais? Fazendo malabarismos? Proibir as apresentações artísticas, além de ferir a liberdade de expressão que o cidadão tem, é completamente injustificável.



Ètica e legislação

Quais são os direitos que artistas têm ao executarem sua arte em espaços públicos?
Até onde vão esses direitos e como entram suas responsabilidades como parte integrante de uma sociedade?
Existe alguma diferença entre fazer arte de rua em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e tantas outras cidades do Brasil?
E no exterior, como funciona?









Amanda Amorim,22 anos

Publicidade,jornalismo e fotografia
28/10/2016


















Social Media no Brasil

SOCIAL MEDIA
As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de comunicação essencial para qualquer empresa. Com a chegada desses recursos veio várias profissões, como a Social Media, que são pessoas com uma função importantíssima para as ações de marketing nas redes sociais. Um social media é aquela pessoa que vai criar conteúdos, responder aos comentários e questionamentos, e lidar com toda audiência trazendo lucros para o seu negócio.
OS DADOS DA SOCIAL MEDIA NO BRASIL

O Brasil é líder mundial quando se trata de tempo gasto em redes sociais, sendo o Facebook a rede mais acessada, com a marca de 89% dos usuários de internet no país. O consumo de vídeo é o que mais cresceu na rede do Mark, com cada usuário assistindo cerca de 80 vídeos. Quando se trata de divisão demográfica, o Sudeste é a região que mais acessa redes sociais, sendo 46,9%, e a que menos acessa é a região norte, com 3,5%.




Mas como esses dados podem ser relevantes para sua empresa? Só em 2015 os brasileiros interagiram 2,9 bilhões de vezes com conteúdo postado por marcas no Facebook, Instagram e Twitter. O marketing de conteúdo foi responsável por mais de 50% das conversões em 2015, tornando-se a principal estratégia para aumentar tráfego e conversões. (FONTE:http://www.onmarketing.digital/)

Vantagens

  • Melhora da reputação da marca;
  • Alto conhecimento do público-alvo;
  • Crowdsourcing para utilização e
    aperfeiçoamento;
  • E outros.


Benefícios

  • Investimento menor e mais preciso;
  • Alta taxa de conversão (aumento
    nas vendas);
  • Fidelização de consumidores;
  • E outros
Que tal começar a investir na área? Venha bater um papo com a gente e ver as melhores soluções para o seu negócio.

Sabrina Paula, 16 anos,Futura publicitaria.

28/10/2016









A publicidade e o esporte

  O esporte entra de vez na cabeça do anunciante brasileiro, que passa a considerá-lo como fundamental dentro da comunicação de sua marca corporativa.




  Com a chegada dos megaeventos a publicidade cada vez mais se aproxima do esporte.  Isso pode ser visto nas grandes campanhas dos principais patrocinadores. Brahma, Nissan, Embratel, Bradesco, Itaú e outros já têm direcionado para os patrocínios que possuem no esporte uma parte de sua comunicação para o público final.   Nos próximos anos vai aumentar cada vez mais a demanda por uma comunicação específica para o esporte. O mercado publicitário precisa estar preparado para isso.As empresas, não necessariamente esportivas, acham no esporte um caminho de fazer sua marca se tornar mais visível e reconhecida além de acreditarem que seja uma boa maneira de aproximar-se dos seus clientes.   As campanhas publicitarias diretamente ao esporte , tem como objetivo atingir o publico femino (pelo mercado estar ganhando força). o esporte vem deixando de ser só um entretenimento para se tornar também um negócio lucrativo, anda fazendo com que a economia mundial cresça movimentando grandes quantias em dinheiro. As empresas, não necessariamente esportivas, acham no esporte um caminho de fazer sua marca se tornar mais visível e reconhecida além de acreditarem que seja uma boa maneira de aproximar-se dos seus clientes. Essas grandes empresas que investem no esporte de alguma forma sejam elas em atletas, patrocínios a times, publicidade em locais esportivos como estádios e eventos, fazem o uso destes como meio de comunicação para atingir seus objetivos.Como feito pela Seara, empresa de alimentos, na copa do mundo de 2010 na África do Sul.
















Raíssa Galvão 
jornalismo e publicidade

28/10/2016



O Grande Mocinho: A Propaganda

A propaganda é a grande alma de todo negócio, e  o que se encontra por trás disso é a publicidade, é ela quem garante a vida e a harmonia da propaganda gerando uma imagem ou vídeo com uma boa visualização ao consumidor.
Pensando nisso separamos as propagandas mais interessantes e que melhor demostram o produto destacado.

1) Foi adicionado em um shopping uma imagem gigantesca de um cachorro, e enquanto as pessoas atravessavam o piso de cima pareciam ser pulgas do cão. A propaganda se refere a um anti pulgas novo no mercado.



 2)Perto do Halloween a empresa Pepsi inovou e lançou uma campanha em que a latinha estava fantasiada de coca-cola. Porque sempre as pessoas preferem a coca à outra marca.


3) A imagem abaixo obviamente se refere aos pelos mal indesejados no corpo, assim a gilete inovou com duas toalhas sendo o corpo de duas pessoas e seus pelinhos o gramado, destacando o benefício da depilação com o gillete.





4) Conhecemos o grande ícone dos desenhos Marge da série simpsons por seu cabelo alto e cacheado, na propaganda de um creme para pentear da Dove, ela aparece com o cabelo bem escorrido e totalmente baixo.







Yasmin Silva Coleta, 17 anos,
jornalismo e publicidade

28/10/2016





segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O que dizer sobre a comunicação ?

Segundo seu significado , comunicação é transmitir uma mensagem e receber outra como resposta . Mas a comunicação vai além disso , ela é a sociedade , é a " alma do negócio " , ela é essencial na vida de alguém . 





A comunicação é seu modo de interagir com as pessoas , seu modo de agir consigo mesmo , ela não é apenas transmitir algo , pedir algo , é também expressar seus sentimentos e compartilhar seus pensamentos . Tudo é questão de comunicação . Independentemente das áreas profissionais, independentemente do que for , você precisa se comunicar , se interagir para viver bem , seja isso em qualquer lugar, se comunique, se expresse , mostre ao mundo o que é se comunicar .











Larissa Cunha, 17 anos,
apaixonada por fotografia,
jornalismo, edição, e cinegrafia.
Atualmente faço parte da 4º
turma do Antenados Produtora.

" Não pode haver uma totalidade
da comunicação. Com efeito,
a comunicação seria a verdade
se ela fosse total."

Paul Ricoeur



sábado, 22 de outubro de 2016

3 Principais tipos de câmeras fotográficas

A escolha de uma câmera pode nos deixar um pouco em dúvida sobre qual devemos comprar. Veja 3 tipos de câmeras, suas diferenças, vantagens e desvantagens para te ajudar na hora de comprar a sua.



Compactas



Essas câmeras ficaram muito famosas durante a década dos anos 2000. Uma grande vantagem dela é a sua portabilidade devido ao seu tamanho reduzido.

Existem diversos modelos de câmeras compactas, algumas mais simples oferecem ajustes mais simples, mas é possível encontrar outras com recursos parecidos com as DSLR, onde se pode regular algumas opções manualmente.

Suas vantagens são a portabilidade por causa do seu tamanho, são câmeras simples o que faz o seu manuseio ser mais fácil; tem um bom preço com uma média de R$300,00 até, aproximadamente, os R$1000,00; e dependendo do modelo, podem ter funções como, a prova d’água, detector de sorrisos, filmagem em HD, modos de paisagem...


As desvantagens das câmeras compactas são que suas lentes não podem ser trocadas; o seu modo manual é limitado; as fotos ficam melhores em ambientes com uma boa iluminação solar, fazendo assim as fotos tiradas em locais escuros ficarem ruins.

Bridge


A aparência dessas câmeras e seus ajustes manuais são mais parecidos com os das DSLR. Ela está entre as câmeras compactas e as DSLR.

Os seus modelos também podem diferenciar em alguns aspectos dependendo de sua marca, podendo ter um zoom mais potente, algumas possuem o visor móvel, entre outras diferenças.

O custo benefícios das Bridge também são bons, podendo encontrar algumas mais baratas do que as compactas avançadas. É possível encontrar essas câmeras, aproximadamente, a partir de R$500,00 até R$1500,00.

Suas grandes vantagens são os seus controles manuais que possuem mais funções; o seu zoom potente; possui uma boa qualidade de imagens em situações com boa iluminação; e como foi falado pode-se encontrar Bridge’s com um preço mais em conta do que algumas compactas.

Algumas das desvantagens estão na sua portabilidade devido ao seu visual mais “chamativo”; como nas compactas, as Bridge’s não dão a oportunidade da troca de lente; e a falta de luz pode fazer com que seja mais difícil focar.


DSLR


Para quem deseja iniciar no mundo da fotografia manual, as câmeras DSLR são as mais qualificadas. Essas câmeras são divididas em DSLR de Entrada, Semiprofissionais e Profissionais.

Existem diversos modelos dessas câmeras, o que também faz diferença no valor de cada uma. As DSLR de Entrada podem variar o seu preço, aproximadamente, de R$1500,00 até R$2500,00; já as Semiprofissionais tem a variação de preço que vai de R$3000,00 a R$6000,00; e as Profissionais podem chegar, sem a lente, a custar R$15000,00.

Além de ter as configurações manuais que vão influenciar na forma que você deseja a sua fotografia, também possuem mais equipamentos que podem ajudar a conseguir a desejada foto.

Algumas das vantagens que as DSLR irão oferecer são as lentes intercambiáveis, ou seja, permite a troca de lentes; a possibilidade de fotografar em formato Raw; as diferenças de preços que podem atender um grande número de pessoas; e a duração da bateria é maior.

Mas devido o seu peso e tamanho as DSLR não são portáteis; as lentes e acessórios podem ter um preço elevado e ser compatíveis com apenas alguns modelos; as imagens têm um peso maior, sendo necessário acessórios para guardar as fotografias.


Conclusão

Agora, conhecendo esses tipos de câmera é só escolher a que melhor se adequa aos seus desejos e tirar belas fotografias.


                        


Daniel Fonseca, 16 anos
Cinegrafia e Fotografia